Gênesis 28
- Pr. José Horta
- 28 de jan. de 2017
- 2 min de leitura

O ARREPENDIMENTO NOS LEVA A UMA NOVA VIDA
PASSAGEM BÍBLICA: GÊNESIS 28
No capítulo 27 de Gênesis, vimos erros de ações de todos os familiares de Isaque. Notamos a falta de direção de Deus em suas ações, o que resultou numa grande contenda e insatisfações para toda família.
Neste capítulo, veremos as coisas começarem a se arrumar...
Depois de uma grande lambança e más decisões, o primeiro a mudar de posicionamento foi Isaque. Ele se volta à vontade de Deus e abençoa seu filho Jacó de maneira digna de um pai, e segundo a vontade de Deus.
Nós, servos e servas de Deus, vivemos constantemente com o desafio de lutar contra a carne com seus desejos e decisões erradas.
Isaque mostra um lado positivo da nossa vida com Deus: às vezes podemos errar, mas reconhecer o erro e mudar de comportamento é uma virtude que só podemos encontrar no verdadeiro servo de Deus.
E foi assim com Isaque, após o lamentável episódio da bênção sobre Jacó.
Agora neste capítulo temos um pai que aconselha e abençoa da forma que Deus desejava.
Um outro ponto que quero salientar é o posicionamento de Esaú. Enquanto Isaque abençoava Jacó e aconselhava-o a casar-se com uma mulher da sua linhagem, Esaú vendo seu pai abençoar seu irmão, logo tratou de procurar uma mulher de fora da sua família. Isto tudo como uma afronta aos seus pais.
As coisas espirituais não tinham nenhum valor para ele, pois nem mesmo considerou o que Deus e seus pais pensavam a respeito das suas esposas pagãs. A poligamia (casamento de Esaú com duas mulheres), é claro, nunca foi da vontade de Deus. Até que alguém venha a “nascer de novo” e assim ser capaz de agir corretamente, todas suas tentativas de fazer as coisas certas acabam em tropeços espirituais.
Um fato marcante deste capítulo foi a Visão de Jacó. Em seu sonho ele vê uma escada que chegava até Deus. Deus veio até Jacó na base da graça incondicional. Ele não disse o que Jacó deveria fazer, mas o que Ele faria por Jacó. Deus prometeu a Jacó a terra de Canaã. Ele prometeu estar com Jacó em suas jornadas, e o trazer seguro de volta a Canaã.
Esta visão tem tudo a ver conosco. Jesus veio do céu, para reconciliar o homem a Deus. Nós eramos como Jacó, homens e mulheres não merecedores do amor de Deus, mas, mesmo assim, Jesus desceu do céu e veio até nós, nos prometendo uma vida nova, cheia da graça de Deus.
Jacó colocou o nome daquele lugar onde viu Deus de Betel.
Betel, significa a casa de Deus, ou a casa onde Deus está.
Hoje, ao encontrarmos com Deus, podemos nos alegrar, pois, começamos uma nova vida com Ele, cheia das suas bênçãos.
Nos próximos capítulos veremos a transformação de caráter de Jacó, de um trapaceiro a um homem que se tornou o chefe de uma grande Nação.
Komentar