top of page

APOCALIPSE 18 - O ANÚNCIO DA QUEDA DA BABILÔNIA

  • PR. JOSE HORTA (COMPILADO)
  • 25 de jun. de 2017
  • 3 min de leitura


Os capítulos 17 e 18 de Apocalipse estão estreitamente unidos. Ambos se referem à “grande Babilônia” (17.5; 18.2). No capítulo 17, a Babilônia é retratada como uma pros­tituta, vestida de maneira luxuosa, que se prostitui com os reis da terra (17.2). Essa mesma figura persiste nesse capítulo (18.3). Ao longo do capítulo, a Babilônia é tratada como “ela”. Seu nome bem pode significar “Madame Perversidade”.

a) A condenação da Babilônia (18.1-8).


João viu outro anjo (1), talvez diferente de qualquer outro mencionado anteriormente, descer do (ek) céu (gr., descendo do céu), que tinha grande poder (exousia, autoridade), e a terra foi iluminada com a sua glória. Esse anjo possuía autoridade para executar a sentença que tinha pronunciado na Babilônia. E vindo do mundo glorioso, ele espalhava uma luz celestial radiante.

O anjo clamou fortemente com grande voz' [...] dizendo: Caiu! Caiu a gran­de Babilônia (2). Exatamente, a mesma expressão é encontrada em 14.8 (veja comentário ali), repetindo Isaías 21.9. A cidade se tornou morada de demônios, e abrigo (prisão) de todo espírito imundo, e refúgio — “prisão”, a mesma palavra traduzida por abrigo — de toda ave imunda e aborrecível(detestável). O Que é a Babilônia? 1) “A Babilônia é uma cidade literal junto ao rio Eufrates [...] antagônica ao povo de Deus, Israel”;


2) “Em seguida, a Babilônia é o mesmo sistema em outra cidade — Roma, e opondo o mesmo sistema idólatra aos santos de Deus da era da Igreja”;


3) “A forma final da Babilônia é a cidade literal no Eufrates, reconstruída como a capital dos últimos dias do Anticristo, opondo-se a Israel como o povo terreno de Deus, que será novamente reunido na sua terra (com a Igreja, é claro, tendo sido arrebatada)”.' b) O lamento da terra (18.9-19). Essa passagem apresenta muitas semelhanças com o pranto de Ezequiel sobre Tiro (Ez 27), uma cidade que era famosa pela sua marinha mercantil. Aqui é a Babilônia (Roma) que é o centro do mundo comercial. Esta seção consiste em três hinos fúnebres entoados sobre a cidade destruída: 1) os reis (vv. 9-10); 2) os mercadores (vv. 11-16); 3) os proprietários de navios (vv. 17-19). Observemos que todo este lamentos são de pessoas ligadas ao comércio. Mostrando que a queda da Babilônia terá uma ligação muito forte com a condição financeira do mundo. Um dos grandes inimigos do homem é o amor ao dinheiro. c) Regozijo no céu (18.20). Em contraste com o choro e lamento dos reis, mercado­res e pilotos na terra, o céu se regozija com a queda da Babilônia.Santos apóstolos e profetas aparece da seguinte forma no melhor texto grego: “os santos e os apósto­los e os profetas” — isto é, toda a Igreja. Finalmente,Deus julgou a vossa causa quanto a ela. d) A queda da Babilônia (18.21-24). Um forte anjo (21) levantou o que parecia uma grande mó e lançou-a no mar. Ao fazê-lo, ele proclamou: Com igual ímpeto (i.e., como uma pedra que se move pelo ar) será lançada Babilônia, aquela grande cidade, e não será jamais achada. A condenação da Babilônia foi justificada, porque nela se achou o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra (24). Estamos chegando ao fim da Grande Tribulação. Satanás reunirá todos os seus adeptos junto com o Anticristo (o governante vil) e o falso profeta (o líder religioso) para ir contra Israel e todos aqueles que aceitaram o governo de Cristo sobre a vida deles. Cristo voltará pra grande batalha do Armagedom. O próximo capítulo (19) mostrará o povo arrebatado nas Bodas e Cristo voltando para resgatar o povo de Israel e os convertidos na grande Tribulação.

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
SOBRE NÓS

Núcleo de Formação Integral Cristão
Pr. José Horta


Departamento de Educação Bíblica Quadrangular  de MG
 

Igreja Do Evangelho Quadrangular

 

LOCALIZAÇÃO

(31) 9 9611-1798 - Pr. José Horta

 

Rua Geraldo Silva 195, Rio Branco 

Belo Horizonte/MG 

CEP 31.535-250

 

jchorta3@gmail.com

CONECTE-SE
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Google ícone social Places
  • YouTube Social  Icon

CENTRO DE FORMAÇÃO MINISTERIAL CRISTÃO (cefm)

bottom of page