APOCALIPSE 21 - NOVO CÉU E NOVA TERRA A NOVA JERUSALÉM
- PR JOSÉ HORTA
- 28 de jun. de 2017
- 5 min de leitura

O capítulo 21 do Apocalipse apresenta o estabelecimento do reino de Deus na Terra e uma descrição da cidade de Deus, a Nova Jerusalém. Apocalipse 21:1: “Então vi um novo céu e uma nova terra, pois já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.” Maravilhoso! O que vemos hoje, o céu e a terra, serão totalmente transformado em um lugar só: o lugar da presença de Deus. Não haverá separação. A expressão "o mar não existe" nos mostra que não haverá mais o que nos separa de Deus. O "mar" na bíblia muitas das vezes serviu de impedimento para o povo de Deus passar de um terra para outra. Aqui seu simbolismo é que não haverá mais separação entre Deus e o homem. Apocalipse 21:2: “Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, ataviada como uma noiva para o seu noivo.” Por que ela desce do céu? Isto se deve ao motivo dela ser a cidade da noiva do Cordeiro, que desde que os santos que nela foram arrebatados e seus corpos terem sido glorificados, não podiam tocar na terra imunda, tanto na Tribulação quanto no milênio. Agora depois de tudo passar, a terra ter sido restaurada a Nova Jerusalém pode descer e ficar em todos os lugares, pois ela é a cidade de Deus. Apocalipse 21:3: “E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Agora o tabernáculo de Deus está com os homens. Deus habitará com eles, e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles, e será o seu Deus.” 4: “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, pois já as primeiras coisas são passadas.” 5: “E o que estava assentado no trono disse: Faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, pois estas palavras são verdadeiras e fiéis.” Deus não fará coisas novas, mas fará novas todas as coisas. É a mesma Terra, renovada. O Éden será restaurado. Nós nos reconheceremos? Os discípulos de Jesus O reconheceram após a Sua ressurreição. Maria O reconheceu perto do sepulcro, por voz familiar, quando a chamou pelo nome (João 20:14 e 16). Jesus foi reconhecido pelos dois discípulos no caminho de Emaús, quando viram o modo como Ele abençoou o pão (Lucas 24:13-35).
Visto que "seremos semelhantes a Ele", os redimidos certamente serão reconhecidos pelo tom de voz, por seus traços familiares e características individuais de personalidade; as marcas do pecado serão removidas, mas lá nos conheceremos e nos compreenderemos melhor do que nesta vida. "Porque agora vemos como em espelho, obscuramente, então veremos face a face; agora conheço em parte, então conhecerei como também sou conhecido" (1 Coríntios 13:12). Apocalipse 21:6: “Disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.”
7: “Quem vencer herdará todas as coisas, e Eu serei seu Deus, e ele será Meu filho.” 8: “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte.” A herança da nova Terra é prometida somente aos vencedores. Observou a características das pessoas que não entrarão nesta cidade? Conhece alguém que comete estas ações? Apocalipse 21:9: “Então veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas pragas, e me disse: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro.”
10: “E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus.”
11: “Ela brilhava com a glória de Deus, e o seu brilho era semelhante a uma pedra preciosíssima, como o jaspe cristalino.”
12: “Tinha grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.”
13: “Do lado do oriente tinha três portas, do lado do norte três portas, do lado do sul três portas, do lado do poente três portas.”
14: “O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.”
15: “Aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.”
16: “A cidade era quadrangular, o seu comprimento era igual à sua largura. Mediu a cidade com a cana e tinha ela doze mil estádios de comprimento, e a largura e a altura eram iguais.” A salvação abrange o povo da velha aliança e da nova aliança, que formarão um único povo — a verdadeira Igreja — representado pela Nova Jerusalém. Aqui são mencionados os doze patriarcas de Israel e também os doze apóstolos do Cordeiro, o mesmo povo de Deus representado pelos vinte e quatro líderes (4.10) e também os 144.000 marcados (14.1).
A muralha ilustra a perfeita proteção a esse povo, fundamentada no ensino dos apóstolos. Em Atenas, o estádio era equivalente a 185 metros e 25 centímetros. Fazendo o cálculo, concluiremos que a Nova Jerusalém medirá 2.223 quilômetros, ou seja, cerca de 555 quilômetros em cada um de seus lados. Apocalipse 21:17: “Ele mediu o seu muro, e era de cento e quarenta e quatro côvados, segundo a medida de homem, que o anjo estava usando.” A altura do muro é de 144 côvados.
O côvado era uma antiga medida de comprimento avaliada em 66 centímetros. 144 vezes 66 centímetros, totalizam 95 metros, que é, portanto, a altura do muro. Como o muro é de jaspe como cristal, pode-se ver de fora o interior da cidade.
Apocalipse 21:18: “O muro era construído de jaspe, e a cidade era de ouro puro, semelhante a vidro límpido.”
As pessoas dão muito valor ao ouro. Para muitos, o ouro é mais importante do que tudo, incluindo a família e até mesmo Deus. Muitos arriscam perder a vida eterna por causa do ouro. Os salvos, entretanto, deram mais importância a Deus. Valorizaram muito mais as coisas espirituais do que as materiais. Por isso, terão ouro a seus pés. Entre os versículos 19 e o 21 pedras preciosas são citada como integrantes da cidade, mas tudo isto é simplesmente um simbolismo nos mostrando o grande valor que é estar na cidade e na presença de Deus. Apocalipse 21:22: “Nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro.” Apocalipse 21:23: “A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua lâmpada.”
24: As nações andarão a sua luz, e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.”
Por “nações” podemos entender as nacionalidades dos salvos. Estes andarão à luz da cidade como reis, já que todos serão reis, pois reinarão com Cristo eternamente.
A morada da nova humanidade não precisará de templos religiosos, porque templos e catedrais são arquiteturas humanas que só têm valor para a atual ordem mundial, em que Deus não é pessoalmente visível. Entre os versículos 23 ao 27 veremos um cidade que não precisa de sol. A presença radiante de Jesus é a plena luz e, assim, a nova humanidade atrairá todos os tesouros e riquezas. Na Jerusalém celestial só entrarão os que tiveram sua maldade lavada pelo sangue do Cordeiro; assim a cidade será a morada dos santos. Você que habitar por toda a eternidade nessa cidade? O convite já foi feito! Basta você aceitar e se preparar para entrar nela.
Comments