Gênesis 32
- Pr. José Horta
- 1 de fev. de 2017
- 3 min de leitura
A PROTEÇÃO DE DEUS
Gênesis 32:1,2 "Jacó também seguiu o seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus. E Jacó disse, quando os viu: Este é o exército de Deus. E chamou aquele lugar Maanaim."

Neste capítulo veremos o quanto Deus nos protege.
Enquanto Jacó se dirigia para sua casa, Deus lhe mostrou as hostes de anjos enviadas para protegê-lo. Como um memorial disto, ele chamou aquele lugar de Maanaim, que significa "o Acampamento de Deus".
Em nossas vidas, a cada dia, podemos também levantar um altar de agradecimento à Deus pelos livramentos e pelo seu cuidado para conosco e para cada um de nossos familiares e amigos.
Já parou pra pensar quanta coisa ruim poderia nos acontecer?
Mas saiba que os "anjos do Senhor acampa ao redor daqueles que O temem e os livra de todo mal".
Jacó tinha um propósito a ser cumprido: voltar para sua terra natal, mas pra chegar até lá ele teria que passar pelo deserto e deparar-se com seu irmão Esaú, que não via a mais de 20 anos.
Lembra que Jacó tinha fugido da presença de Esaú para não ser morto por ele.
Que situação!!!
Imagine só, quantos "desertos" e quantas situações difíceis não passamos em nossas vidas?
Saiba que em todas estes revés Deus continua sendo Deus em nossas vidas, e no momento certo e de acordo com sua direção é que vamos vencer todos estes momentos!!! Você crê?
O Senhor Deus não só acampou com seus anjos ao redor de Jacó e sua família, mas veio encontrar com o próprio Jacó.Neste encontro Jacó lutou com um anjo que o feriu na coxa.
Qual o significado desta luta?
A maior luta que Jacó travou nos ensina três coisas:
1º Deus sempre estará presente em nossas batalhas;
2º A nossa luta não é com Deus, mas conosco mesmo.
A luta de Jacó não era propriamente com Deus, mas sim com sua própria natureza usurpadora, seu mau caráter, seus péssimos sentimentos de sempre se colocar como vítima, mas no fundo era um mentiroso.
Jacó antes do encontro com seu irmão, Esaú, usou a sua família de escudo pra comover seu irmão, isto mostrava seu caráter fraco que não assumia a responsabilidades de seus atos.
Quando Jacó luta com o anjo, Deus o ensina a lutar de peito aberto pelo seus ideais. Ao ficar sozinho com o anjo, ele aprende que tem que mudar de posicionamento, tem que enfrentar seus medos, tem que assumir seus atos e tem que mudar de "nome"!
3º Ao sairmos de uma provação ou luta nunca seremos os mesmos
Ao lutar com Deus o nome dele é mudado, isto nos ensina que quando Deus permite uma batalha em nossas vidas é para sairmos mudados lá na frente. A mudança do nome de Jacó que significava "Usurpador" para Israel, " aquele que luta com Deus" expressa a mudança de atitude que devemos ter após uma prova que Deus permite que passemos.
Jacó lutou com Deus, enfrentou sua carne com seus defeitos e limitações, teve seu nome mudado e no fim teve condições de encontrar seu irmão. Diante de Esaú apareceu não mais aquele Jacó que o traíra, mas sim o humilde Jacó pedindo perdão e assumindo seu atos.
Saiba que Deus espera isto de nós!!!
Conclusão
Mesmo que passe muito tempo, as feridas precisam ser fechadas. Mas não adianta correr de um lado ao outro procurando culpar as situações ou outras pessoas, precisamos ser humildes, assumir nossos erros e fracassos, colocando eles diante de Deus (em Peniel) e deixando Deus nos proteger e nos guiar para um novo tempo em nossas vidas.
O Senhor nos ajudará!
Comments