Gênesis 35
- Pr. José Horta
- 4 de fev. de 2017
- 3 min de leitura

"BETEL", A CASA ONDE DEUS MORA Gênesis 35
1 Deus disse a Jacó: – Apronte-se, vá para Betel e fique morando lá. Em Betel construa um altar e o dedique a mim, o Deus que lhe apareceu quando você estava fugindo do seu irmão Esaú. Iniciamos este capítulo com Jacó recebendo de Deus uma direção pra sua vida. Passados muitos anos que ele estava em Canaã, Deus pede pra ele voltar para a Betel. Betel literalmente significa “a casa de Deus”. Este foi o local onde Jacó teve sua primeira experiência com Deus. Podemos perceber que Jacó teve este encontro com Deus, em Betel, no capítulo 28, e depois deste capítulo ele não havia voltado mais lá. O que o retorno à "Betel" representa pra Jacó e para nós:
1) Betel é o primeiro local onde Deus revelou-se a ele.
"Betel," na vida de Jacó e na nossa vida representa o lugar onde Deus falou conosco pela primeira vez. Você lembra? Na Igreja ou em casa? No trabalho ou na rua? Sozinho ou em meia uma multidão?
Não importa de que forma, ou o local, ou com quem quer que fosse o importante foi que o Senhor revelou-se!!!
E como foi bom aquele momento!!!
2) Betel é o local onde Deus deu a ele uma nova direção pra sua vida. Na nossa “Betel” Deus nos deu uma nova direção, houve uma mudança de vida, estávamos perdidos neste mundão, mas quando chegamos ao encontro com Deus nossas vidas mudaram e mudamos de direção, nos convertemos!!! Foi ali que a vida de Jacó começou a tomar a direção do Senhor. Ele começou a rever suas ações, seus princípios, seus pecados e começou a mudar! 3) Betel é o local onde ele teve uma grande experiência com Deus. Foi lá que ele teve um sonho e vê uma escada que chegava até Deus. Você lembra o que aconteceu quando converteu-se ao caminho do Senhor? Alguns choraram sem parar, outros riram. Alguns de nós fomos arrebatados, outros ficaram sem chão. Arrepios, lágrimas, milagres, sonhos, visões e acima de tudo uma nova e inexplicável experiência com Deus. É pra este lugar que Deus trás de volta Jacó e é pra este lugar que Deus que nos trazer todos os dias, Betel, a Casa de Deus. O lugar do início da nossa conversão. O lugar das experiências com Deus. O lugar onde deixamos e vemos Deus revelar-se a nós. 4) Se queremos voltar a presença de Deus devemos deixar para trás todos os deuses deste mundo, toda idolatria.
No retorno à Betel Jacó ordena que sua que seus familiares joguem fora toda as imagens dos deuses que eles adoravam na terra dos cananeus. Jacó percebe que pra ter novamente as experiências com Deus, aquela idolatria de seus familiares precisavam se retiradas do meio deles. Nós Cristãos devemos lutar para termos lares consagrados. Precisamos agir, vestir e falar de maneira cristã. Os lugares que frequentamos e nos divertimos não devem desagradar a Deus. Nossos filhos devem ver, através de nós, que o padrão do mundo não é o padrão dos filhos de Deus. 5) Betel representa a renovação das promessas de Deus, e o fortalecimento espiritual diante das provações. Enquanto Jacó estava em Betel, Deus apareceu para ele e renovou as Suas promessas.
Enquanto estivermos no local onde Deus está, podemos até passar por provas, mas Deus aparecerá sempre pra nos renovar e nos confirmar suas promessas. As provas virão, como aconteceu com Jacó com a morte da governanta de sua casa, e até de sua mulher Raquel. Virão indignações e pecado como aconteceu com Jacó, ao deparar-se com seu filho, Rúben, tendo relações com uma de suas mulheres, Bila. Com todas estas provações podemos aprender, que o confiar nas promessas de Deus e o experimentar Sua paz, é necessário. E que tudo isto é possível se estivermos em Betel, "A Casa onde Deus mora". E,onde Deus mora hoje?
Comments