Genesis 36
- Pr. José Horta
- 5 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

O QUE DEIXAREMOS PRA NOSSA GERAÇÃO? O capítulo de hoje relata a história da linhagem de Esaú. Ao nascer, Esaú tinha a pele e os cabelos vermelhos (Gn 25.25). Por isso, foi chamado de Edom, que quer dizer vermelho. Esaú escolheu suas esposas dentre as filhas de Canaã, três no total, mulheres idolatras. Sua união com essas mulheres não tinha o consentimento de seu pai, Isaque. Os edomitas eram descendentes de Esaú, um povo inimigo do povo de Deus. Mesmo após a reconciliação de Esaú com Jacó seus filhos e descendentes tornaram-se inimigos entre si.
Você pode perguntar qual a razão de um capítulo como este, estar registrado na Bíblia. Por que todos estes detalhes de nomes e príncipes?
Em algumas culturas, é muito valorizada a genealogia de uma pessoa.
Valorizar a genealogia com os nomes dos descendentes mostra a história de cada um, trazendo para o presente o entendimento da razão de possíveis sofrimentos e adversidades vividas na vida atual. Qual é a sua história? Quais os valores que seus descendentes deixaram pra você? E o que você deixará marcado pra sua geração vindoura? Essas perguntas pautam nossa vida. Saiba que o que fazemos hoje refletirá nas nossas gerações futuras de uma forma poderosa.
Esaú foi um filho rebelde que optou por viver sua vida fora dos princípios de Deus. Apesar disto sua linhagem tornou-se grandiosa, mas com tradições, culturas e valores deturpados. Eram um povo de guerreiros maldosos que perseguiram o povo de Israel a vida toda. Sua prosperidade não mostrava a verdadeira realidade do padrão de vida estabelecido por Deus. Às vezes vemos pessoas prosperando ao nosso redor e logo pensamos que aquele poder financeiro é resultado da ação de Deus. Os Edomitas, são o exemplo de um povo que tinha muitas posses devido a guerras e domínio sobre outros povos de maneira errada e cruel, assim como os cananeus da época. É bom notarmos que Riqueza material e poder não são uma marca garantida do poder divino. Guarde uma coisa: a verdadeira prosperidade está em termos todas às nossas necessidades supridas por Deus. E isto só acontecerá se andarmos diante da presença dEle. Quero deixar pra você parte de um salmo para reflexão:
Salmos 37
1 Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos;
2 pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão.
3 Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.
4 Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.
5 Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:
6 Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente.
7 Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.
Sirva ao Senhor, confie nEle, pois em tudo Ele está no controle!!! Portanto que seu nome seja lembrado (a) como aquele (a) que deixou pra sua geração os valores, costumes e a fé num Deus que pode todas as coisas!!!
Comments