GÊNESIS 41 - DA PRISÃO AO PALÁCIO
- Pr. José Horta
- 10 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

DA PRISÃO AO PALÁCIO O capítulo 41 de Gênesis começa com um dado muito importante: “v.1 E aconteceu que, ao fim de dois anos inteiros, Faraó sonhou...”. Depois de dois anos que o copeiro teve o sonho revelado por José e logo após ser restituído ao seu posto no palácio, Faraó tem também um sonho. José foi esquecido pelo copeiro, mas não por Deus, o sonho de Faraó foi a prova disto. Um sonho que só podia ser dado pelo próprio Senhor, uma revelação que só podia ser desvendada por um homem de Deus, José. Podemos nos perguntar: Como Deus faz estas coisas?
Os planos de Deus, às vezes, não são entendidos no momento em que vivemos, mas serão discernidos no futuro num momento certo. Dentro da prisão, José aprendeu a administrar homens e situações adversas. Ele se transformou ali dentro em um homem de confiança e mostrou que Deus era com ele em tudo. O amadurecimento tanto intelectual, emocional e espiritual, são necessários para que possamos ser bem sucedidos. José precisava amadurecer, e isto passou pelo desprezo de seus irmãos ao vendê-lo como escravo para o Egito, pela tentação e a injustiça sofrida diante da mulher de Potifar, pela prisão e pelo esquecimento do copeiro. José agora estava pronto pra chegar diante de Faraó mostrando a quem servia realmente. Podia ter tranquilidade que a revelação dos sonhos de Faraó, seria dada pelo próprio Deus e, posteriormente, poderia administrar todas as riquezas dele, pois Deus, o ensinara em todo o tempo como administrar suas emoções, seus sentimentos, as adversidades, opressões, provações e até mesmo pessoas. Você está num caminho difícil?
Está sentindo-se desamparado?
Está vivendo dias em que parecem que Deus esqueceu de você? Lembre-se: Na cova, Deus estava com José, e os viajantes o viram e o resgataram; Na casa de Potifar, sua mulher o tentou, incriminou injustamente e ele foi preso, mas Deus estava com ele na prisão e deu sonhos ao copeiro; Foi esquecido pelo copeiro, mas Deus deu sonhos a Faraó, e ele foi chamado à sua presença e Deus deu a José a revelação dos sonhos. E através disto, tornou-se o maior administrador daquela época. De escravo à governador, foi esta a ação de Deus na vida de José, e será assim também em sua vida!!! O que é preciso pra isto acontecer?
Sonhar, acreditar, amadurecer em meio às provações, estar preparado pra revelar aquilo que vem de Deus, e deixar-se ser guiado há lugares altos. Hoje, José deixa a prisão, vem até Faraó e será honrado por Deus!!! Esta é uma das mais extraordinárias mudanças vista na história. José em um dia é visto como um desconhecido escravo, e no outro, como o segundo no comando de uma das maiores nações da terra. Deus abençoou José com dois filhos, Manassés que significa "Deus me fez esquecer" e Efraim "Deus me faz crescer". Ambos receberam nomes que testificavam da fidelidade dele para com Deus. Apendemos com isto: que devemos deixar Deus tratar das nossas mágoas, tristezas e angustias do passado, pois Ele quer que cresçamos em tudo, mas de forma sadia e madura. José era um homem consagrado que viu a mão de Deus em todas as áreas de sua vida. Que a mão de Deus esteja sobre sua vida também!!!
Comments