Gênesis 42 - A FIDELIDADE DE DEUS
- Pr. José Horta
- 11 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

Passou-se mais de 18 anos desde José ter sido vendido. Mas Deus tem em mente um grande propósito. Quão poucos imaginavam os irmãos que aquele de quem tinham tanto ciúmes, e a quem venderam para escravo, seria aquele a quem teriam que suplicar por pão! A fome atingiu até mesmo a terra prometida.
José, bem mais velho e com vestes Egípcias, não foi reconhecido por seus irmãos. Quando ele os viu se inclinando diante dele, veio a sua mente aqueles antigos sonhos (Gênesis 37:5-11). Ao invés de abraçá-los e revelar sua identidade, ele os tratou duramente. Ele os acusou de serem espias enviados para planejar uma invasão. Eles responderam que eram homens honestos e que todos eram filhos de um mesmo homem. Eles estavam tentando convencê-lo desta forma que ninguém enviaria tantos filhos para uma missão perigosa de espionagem. José, no entanto, continuou a mostrar-se desconfiado e não convencido, enviando-os assim para a prisão por três dias. Depois disso, Simeão continuou preso, e o restante foi solto com a condição de trazerem Benjamim como prova da inocência deles.
Por que razão José foi aparentemente tão cruel com seus irmãos? Será que ele estava querendo se vingar? Podemos ver dois motivos para este tipo de comportamento:
A. José queria saber um pouco mais a respeito do caráter dos seus irmãos antes de se revelar a eles. Será que eles ainda eram cruéis e sem amor? B. As ações de José foram usadas para trazer confissão, arrependimento e remorso. Através de tudo isso, eles puderam ver que Deus estava tratando com eles a respeito daquele pecado antigo de vender José como escravo. Os homens com pecados não confessados no passado, muitas vezes têm suas consciências perturbadas em tempos difíceis. Em tudo aprendemos que a justiça de Deus sempre operará pra todos. Os anos podem passar, mas tudo que plantamos vamos colher. Vemos que pelo poder do perdão, os irmãos de Jose foram poupados, e pela misericórdia do próprio José eles obtiveram ainda a provisão. Podemos também verificar que os primeiros sonhos de José, ainda na casa de seu pai, cumpriram-se fielmente no tempo de Deus.
Eu não sei quem você é nesta história. Se você é José, aquele que um dia passou por muita humilhação, sofrimento, prisões, perseguições e muitas adversidades, mas que no fim de tudo foi justificado por Deus. Ou se você se comporta ou se comportou um dia como os irmãos de José. Só sei de uma coisa: Deus sempre será fiel na vida de quem o serve de verdade, e no tempo certo Ele trará o escape, o descanso e a vitória para os seus..
Comments