O PODER DA BÊNÇÃO PATRIARCAL
- Fabiana Gobi
- 17 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

GÊNESIS 48
Neste capítulo José visita seu pai, Jacó, e seus filhos são abençoados.
Ao receber a notícia que Jacó estava doente, José foi visitá-lo, levando consigo, Manassés e Efraim. Jacó se ergue na cama... estava pronto para abençoar.
Os escritos bíblicos enfatizam com tanta excelência o poder de uma bênção dada. O rei Salomão bem disse que "a bênção do Senhor enriquece, e não traz desgosto". Pv 10.22 O esforço humano, por melhor que seja, nada altera ou acrescenta no curso da vida. Entretanto, a bênção de Deus torna rica a vida. É a garantia para ser bem sucedido nos planos e projetos.
Ser abençoado pelo Deus de Abraão e de Isaque era a herança mais desejada. Jacó se arrumou na cama, mesmo adoecido, porque era um momento tão único na vida daqueles dois rapazes. O sucesso na caminhada de Manassés e de Efraim dependiam dessa riqueza incomparável: a bênção do Deus Todo Poderoso, que fez de uma família comum os patriarcas do Antigo Testamento. As pessoas pelas quais Deus cumpriu seus propósitos.
Entre os tantos anseios que cercam nosso coração, o mais ilustre deve ser o favor do Senhor em tudo que fazemos. Se Ele é por nós, quem será contra nós? Se Deus luta nossas guerras, já somos mais que vencedores. Salomão também orientou em Provérbios 3.6 "Reconhece-O em tudo que fizer. Ele te manterá no melhor caminho."
Assim, Jacó abençoou seus netos, com a mesma bênção que estava sobre ele. E os "adotou", colocando-os em igualdade com seus próprios filhos mais velhos, Rúben e Simeão. Posteriormente, veremos a inclusão deles na divisão da terra. E o detalhe de Jacó ter dado a bênção de primogênito ao filho caçula, Efraim, também é comprovada futuramente. Efraim tornara-se a tribo mais importante do reino do Norte de Israel.
Jacó, praticamente cego, via muito além de suas vistas terrenas. Emocionado, não esperava mais ver José, muito menos seus filhos. Mas o Pastor de toda a sua vida o conduziu a final triunfante. Perpetuando a bênção de Deus sobre sua descendência.
Que seja esse também o almejo mais ardente em nossas orações. Que nós, nossos filhos e netos escolham viver debaixo das condições desse projeto eterno tão bem elaborado pra nós. Há, por certo, bênçãos específicas para cada um de nós. Anele por isso!
留言