"AS PALAVRAS CONVENCEM, MAS OS TESTEMUNHOS ARRASTAM"
- Pr. José Horta
- 1 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

Primeira Carta aos Tessalonicenses 1 Este capítulo tem como base o valor do exemplo na vida de um cristão. O apóstolo Paulo juntamente com Silas e Timóteo escreve à Igreja de Tessalônica realçando, com grande alegria, o caráter dos irmãos daquela cidade.
Como é bom receber elogios, e para os irmãos tessalonicenses, era ainda melhor, pois tal elogio partia do seu discipulador, Paulo. Como cristãos sempre teremos dois caminhos em nossa frente, e deveremos escolher em qual trilhar. Um deles é o caminho do bom testemunho e da prática de tudo que recebemos de Deus, quando nos convertemos. Outro caminho é o do mau exemplo, da desobediência, do falar muito mas agir pouco, é o caminho do mau testemunho. Os Tessalonicenses recebe de Paulo os elogios por causa do seu testemunho leal a Deus. Podemos enumerar algumas das atitudes que fizeram desta igreja ser notícia em toda região da Macedônia e da Acaia. Vamos a elas: 1ª) Paulo escreve a carta e cita no versículo 1: “a vocês que estão unidos com Deus, o Pai, e com o Senhor Jesus Cristo.” A unidade com a trindade divina era um marco daquela igreja. Quantas religiões acreditam simplesmente em parte da trindade, ou melhor não acreditam nela. Algumas acreditam em Deus e negam a existência do seu Filho Jesus, outras acreditam no Espírito Santo, mas negam o sacrifício e a justificação de Jesus para conosco. São tantas incoerências. Paulo elogia os tessalonicenses por manterem unida sua fé em Deus o criador e Pai de todos nós, no Filho Jesus, o salvador das nossas almas e no Espírito Santo como regenerador das nossas vidas. A obra de Deus em nós é completa!!! Não podemos viver parte desta obra maravilhosa.
2ª) No versículo 6 existe outra razão para alegria de Paulo com os tessalonicenses: “E vocês seguiram o nosso exemplo e o exemplo do Senhor Jesus.” Os tessalonicenses seguiram de forma fiel as práticas de sua fé da mesma forma que Paulo e os apóstolos faziam: eles pregaram o evangelho com poder, na força do Espírito Santo de forma verdadeira, praticando tudo conforme o exemplo de Paulo e de Jesus, não temendo as perseguições que poderiam passar.
Precisamos muito aprender com a Igreja de Tessalônica!!! Falar menos e fazer mais na força do Espírito Santo. Dizem que: “As palavras convencem, mas os testemunhos arrastam.” Não basta ter dons e ser "gente boa", ter dom de cura, profecia, ser talentoso; mais que isso, precisamos produzir frutos e dar testemunho. As pessoas precisam ver em nós a bondade, o amor, a paz, a paciência e a transformação do nosso caráter através da ação do Espírito em nós. E, é assim que começamos este primeiro capítulo.
留言