top of page

JUSTIFICADOS PELA FÉ

  • Pr. José Horta COMPILADO
  • 16 de mar. de 2017
  • 3 min de leitura

ROMANOS 4 Paulo encerrou o capítulo 3 com a afirmação que a fé confirma e não anula a lei. Ele continua o seu argumento, citando o exemplo do pai do povo da aliança, Abraão. Todos os judeus respeitavam profundamente o pai de sua nação. Mostrando que Abraão foi justificado por fé, e não por obras de lei, Paulo reforça a sua defesa do evangelho entre os judeus. Vamos destacar alguns pontos importantes deste capítulo:

1) Abraão foi justificado por sua fé, não pela sua circuncisão (1-8)

Abraão foi justificado por obras de mérito, recebendo o salário justo por suas obras? Não! Deus aceitou a fé dele no lugar de perfeita justiça. Assim Abraão recebeu o favor (graça) de Deus, e não recebeu um salário devido por serviço prestado ao Senhor (1-4). Quando a pessoa confia em Deus, crendo que ele justifica o ímpio, Deus aceita a fé no lugar da justiça (5).

Davi, outro homem muito respeitado entre os judeus, entendeu que um homem abençoado é aquele que recebe o benefício da graça de Deus, o perdão dos seus pecados (6-8). Lembramos que Paulo citou vários salmos para mostrar a culpa do homem (3:10-18); agora cita o salmista para mostrar a dependência de todos na graça de Deus. 2) Nós que éramos gentios somos salvos pela fé, não por obras (9-15)

O pai dos judeus foi justificado pela fé. Como, então, os gentios seriam justificados? Pela lei? Não!

Eles também podem ser salvos pela fé.

A circuncisão não salva (9-12). Abraão recebeu a graça de Deus pela fé antes de ser circuncidado (veja Gênesis 12, onde recebeu as promessas, e Gênesis 17, onde recebeu a ordenança da circuncisão 24 anos depois).

A circuncisão por si só não serve para nada diante de Deus. É necessária a obediência, andando “nas pisadas da fé que teve Abraão...antes de ser circuncidado” (12).

A lei não salva (13-15). Nem Abraão nem sua descendência receberam o favor de Deus mediante a lei. Se a herança pertencia exclusivamente aos da lei, a promessa e a fé seriam anuladas (compare Gálatas 3:16-18). A lei suscita a ira (15), trazendo conhecimento do pecado (3:20) e encerrando tudo sob o pecado (Gálatas 3:22).

3) Abraão é o Pai daqueles que creem (16-25)

Abraão é o pai de todos que são da fé, e não apenas daqueles que receberam a lei (16-20). O mesmo Deus que levantou uma nação a um homem “amortecido” (19; veja Hebreus 11:12) poderá levantar uma nação santa de povos já considerados mortos pelos judeus. (O mesmo texto que traz a ordem original da circuncisão, também inclui a promessa ao velho Abraão que seria pai do filho da promessa, e que seria pai de muitas nações – Gênesis 17).

Abraão creu, mesmo nas promessas que pareciam impossíveis, porque confiou em Deus Todo-Poderoso (20-21). Deus aceitou a fé de Abraão como justiça (22).

O mesmo princípio aplica a todos que creem nas promessas “impossíveis” de Deus, especificamente na ressurreição de Jesus Cristo (23-25). Ele foi: 1. Entregue por causa das nossas transgressões. 2. Ressuscitado por causa de nossa justificação.

As nossas transgressões causaram a morte de Jesus. Num sentido, a nossa justificação, feita pelo sacrifício dele, “causou” a sua ressurreição. Uma vez cumprida a sua missão, ele foi ressuscitado de entre os mortos, mostrando para todos a base da esperança dos crentes. Conclusão Quantas pessoas continuam acreditando que fazerem marcas pelo seu corpo, ou por fazer sacrifícios carnais (como propósitos de jejum, oração, penitências, ou promessas) serão salvas? Isto tudo, realizado com moderação e entendimento é bom, pois edifica nossa fé, mas não é isto que nos salva, mas sim nossa fé na justificação da nossa alma por Cristo Jesus. Busque o Senhor com entendimento, exercite sua fé e obedeça seus mandamentos, isto te levará a salvação por Cristo Jesus.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
SOBRE NÓS

Núcleo de Formação Integral Cristão
Pr. José Horta


Departamento de Educação Bíblica Quadrangular  de MG
 

Igreja Do Evangelho Quadrangular

 

LOCALIZAÇÃO

(31) 9 9611-1798 - Pr. José Horta

 

Rua Geraldo Silva 195, Rio Branco 

Belo Horizonte/MG 

CEP 31.535-250

 

jchorta3@gmail.com

CONECTE-SE
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Google ícone social Places
  • YouTube Social  Icon

CENTRO DE FORMAÇÃO MINISTERIAL CRISTÃO (cefm)

bottom of page