O VERDADEIRO CULTO QUE AGRADA A DEUS
- PR. JOSE HORTA
- 24 de mar. de 2017
- 3 min de leitura

ROMANOS 12
Neste capítulo encontraremos a base do culto verdadeiro e de um cristão. No versículo 1, o apóstolo Paulo conclama a todo cristão que dê ao Senhor um culto racional.
A Palavra culto esta ligada a palavra serviço. Então podemos dizer que Cultuamos a Deus de verdade, quando servimos a Ele de forma racional, entendendo como deverá ser este serviço.
Neste primeiro versículo encontramos três formas de agradar a Deus naquilo que propomos dar a Ele através de nossos serviços:
1ª Forma - Oferecendo a Ele como Sacrifício Vivo
Devemos dar a Deus um culto que mostre realmente que nos custou algo. Um culto dado como sacrifício vivo a Deus significa esforçar-se em agradá-lo com nossas atitudes diárias. A luta diária do cristão é manter-se santificado perante ao Senhor. E isto requer sacrificar cada dia nossa carne e sujeitá-la ao Espírito de Deus. Requer que trabalhemos em prol da Sua obra, nos doando por inteiro e sem reservas. 2ª Forma - Dedicando o nosso serviço que Ele .
Quer agradar a Deus com um culto racional? Dedique-se a Ele. Dedique-se a fazer aquilo que Deus mais ama, cuidar de pessoas. O cuidado aqui refere-se aos vários trabalhos que podemos desenvolver para ajudar na salvação, regeneração e transformação de vidas. Deus ama o ser humano, e quer que aquele que diz que O adora, possa refletir esta adoração no trabalho em prol do ser que Ele mais ama. A adoração verdadeira a Deus não é feita simplesmente através de cântico, mas de dedicação a Obra do Senhor com muito amor. 3ª Forma - Agradando a Ele
Como podemos agradar a Deus? Amando a Ele de todo coração, pensamento e de toda nossa alma. Este amor passa pelas faculdades humanas, gerando uma adoração verdadeira. Quando queremos agradar a Deus devemos entender Sua vontade, Seus planos, Seus mandamentos e tê-lo como Senhor das nossas vidas. Agradar a Deus é ter fé que Ele é o melhor pra nós. Estas três formas de culto mostrarão nossa real conversão. E se expressarão através do nosso viver distante das coisas deste mundo, entendendo em nossa mente que o Senhor é o melhor pra cada um de nós, e também que nós hoje somos participantes do Corpo de Cristo, que é a Sua Igreja. Suportar e entender as diferenças que existem em cada ser humano é outra tarefa que faz parte da vida de quem quer cultuar a Deus racionalmente. Nós somos parte integrante de um Corpo , onde Cristo é o cabeça. Ser cabeça significa que é Ele que direciona e comanda toda a Sua Igreja. E nós somos os membros deste Corpo, onde cada um possui uma função específica e necessária pra o bom funcionamento. Portanto dar um Culto Racional a Deus significa servi-lo entendendo que é Ele que comanda nossa vida e mente para que sua obra aqui na terra ande em crescimento constante com à aplicação do seu grande Amor. Cultuar a Deus Racionalmente requer de nós, amar a Deus e amar também aquilo que Ele ama tanto: o ser humano. Entender o que é cultuar a Deus nos levará a sair do comodismo de pensarmos que já conquistamos nossa salvação e que tudo mais não nos importa, para um local de prática dos nossos dons, talentos e da nossa fé através do serviço dedicado a Ele na sua obra. Saia da inércia e pratique tudo que o “cabeça”, Cristo, ordena fazer.
Comments