AUTORIDADES: POR QUE DEVEMOS RESPEITÁ-LAS?
- PR JOSE HORTA
- 25 de mar. de 2017
- 3 min de leitura

ROMANOS 13 Paulo, neste capítulo trata de duas coisas muito difíceis atualmente de entendermos, a obediência às autoridades e o respeito às leis. O Brasil passa pelo desgosto de ter a imagem de nossas autoridades desgastadas pela corrupção. Aqui no capítulo 13, o apóstolo chama a cada um de nós que servimos a Deus, para permanecermos respeitando e honrando as autoridades e cumprir também as leis. Você pode estar pensando: até que ponto devo respeitá-las? Para respondermos esta pergunta temos que buscar nos princípios de Deus estabelecer uma relação entre o que Deus deixou acerca de honrar as autoridades. E ninguém melhor do que Paulo para ajudar-nos nesta tarefa. Paulo neste capítulo fornece princípios práticos para os cristãos.
1º PRINCÍPIO – TODA AUTORIDADE É CONSTITUÍDA POR DEUS
Aquele que se coloca contra uma autoridade, é o mesmo que se rebelar contra o próprio Deus! Quero lembrar-te que autoridade aqui não se refere somente aos reis, presidentes, governantes ou políticos, mas também seu líder espiritual, seus pais, patrões e etc. Deus constitui acima de cada ser humano uma autoridade para direcioná-lo. E esta autoridade terá um fim em Deus, que esta acima de toda autoridade.
2º PRINCÍPIO – HONRAMOS OU OBEDECEMOS UMA AUTORIDADE QUANDO FAZEMOS O BEM
Paulo diz que elas não foram estabelecidas por Deus para que o povo tenha medo dela, pois, se vivermos na prática do bem não teremos motivo para temer qualquer autoridade.
As autoridades foram instituídas para o bem das pessoas, para que na sociedade contenha paz, ordem e bem moral. Se respeitamos todos e fazemos o bem , por que devemos temer as leis e às autoridades? 3º PRINCÍPIO - DEVEMOS HONRÁ-LAS,POIS ELAS TRAZEM ORDEM NO MEIO DA SOCIEDADE As autoridades são como servos de Deus para trazer ordem a sociedade, ou espada, como Paulo diz. São usados por Deus para exercer justiça sobre aquele que pratica a injustiça.
Por mais que a autoridade não cumpra seu papel moral com a sociedade, não devemos nos rebelar contra ela, mas orar, para que Deus possa exercer sua justiça sobre aquele que praticou a injustiça, pois acima de toda autoridade esta DEUS! Paulo utiliza uma Palavra dita por Jesus: devemos pagar a todos o que lhe é devido; tributo, que é o imposto devido ao poder público, respeito que é sobre qualquer autoridade (pais, empregadores, professores, pastores e outros), honra, que seria uma espécie de reconhecimento ao que merece ser reconhecido.
Então podemos entender que tudo que se opõe ao que Jesus e o apóstolo Paulo disse, é rebeldia contra Deus e isso seria, não pagar impostos, não respeitar aos autoridades e não dar honra a quem é digno de honra. 4º PRINCÍPIO – A NINGUÉM DEVEMO DEVER NADA A NÃO SER O AMOR. Em se tratando de autoridades e também as pessoas , o apóstolo nos aconselha a não dever nada a não ser o amor. Devemos, portanto amar aqueles que ás vezes tem feito tanto mau a nossa nação, pois este é um princípio estabelecido por Deus para trazer a justiça no tempo certo. CONCLUSÃO É Deus que conhece todas as coisas e é Ele que justificará nossa vida e também as vidas dos indefesos. Devemos esperar esta justiça, não podemos fazer justiça através de nós mesmos, pois não temos autoridade pra tanto. Tudo está no controle de Deus. Portanto oremos pelos nossos governantes e pelas nossas autoridades para que no tempo do Senhor tudo chegue a justiça de Deus. No final deste capítulo Paulo adverte a permanecermos atentos a volta do Senhor. A cada novo escândalo da política, ou da sociedade devemos firmar nossa fé e ver que Jesus está voltando. Precisamos ficar atentos para que quando Ele chegar possamos estar sóbrios e acordados na fé. Cuidado com tanta injustiça que você vê, pois o que te espera é o melhor de Deus, a nossa salvação em Cristo Jesus, não perca tempo com discussões que não nos leva a lugar nenhum.
Comments