top of page

A PRÁTICA DO AMOR ENTRE NÓS

  • PR JOSE HORTA COMPILADO
  • 27 de mar. de 2017
  • 3 min de leitura

ROMANOS 15 Este capítulo continua com as instruções dos capítulos anteriores, mostrando a aplicação prática nas relações entre irmãos. Da mesma maneira que Cristo agiu para agradar a outros e não a si mesmo, nós devemos colocar outros acima de nós, assim demonstrando o verdadeiro amor fraternal. Quero destacar 04 pontos que devemos praticar em relação ao nosso amor para com nossos irmãos:

1º Ponto - É necessário que nós busquemos edificar o Próximo (vs. 1-6)

Os fortes devem suportar os fracos (1). Devem mostrar compaixão, compreensão, paciência e tolerância para com os irmãos que não entendem algumas das liberdades que temos em Cristo.

Quando se trata de edificação, devemos agir para agradar e ajudar o nosso próximo, colocando os interesses dele acima dos nossos (2).

Jesus deu o perfeito exemplo quando colocou os interesses dos homens pecadores acima de seus próprios (3).

Depois de citar a profecia de Salmo 69:9 no versículo 3, Paulo acrescenta um comentário sobre o valor do Velho Testamento. As Escrituras servem para nos ensinar e nos dar consolação e esperança (4).

Embora Paulo tenha mostrado que a Lei do Velho Testamento não salva, e não governa o homem hoje em dia, ele ainda defende a importância do estudo desta parte das Escrituras. Nós não procuramos um padrão para a igreja no Velho Testamento, mas dele aprendemos muito sobre a importância da fé e obediência do homem, e sobre o caráter de Deus, incluindo a sua fidelidade em cumprir as suas promessas. Devemos edificar o irmão apresentando a ele a todo momento a Palavra de Deus. A Palavra de Deus é o alicerce da nossa casa espiritual, sem ela toda a construção sera abalada. 2º Ponto - Como devo receber os Outros (vs. 7-13)

No Espírito de Cristo, quem recebeu pecadores e os fez santos, devemos receber uns aos outros (7).

Jesus veio como “ministro da circuncisão” (dos judeus) para cumprir as promessas feitas aos patriarcas (8).

Mas essas promessas incluíam a salvação dos gentios, também! (9-12).

Paulo acrescenta uma oração pedindo gozo, paz e esperança para os irmãos romanos (13). Para nós, nos dias de hoje, que possamos receber os néscios ( fracos na fé), os desviados, aqueles que ainda não conhecem o Evangelho de forma que eles se sintam amados, sem julgamento ou desprezo de nossa parte. O Senhor quer salvar todos que vierem a Ele. E, nós somos os instrumentos de Dele para esta tarefa.

3º Ponto - Admoestar com Amor (vs. 14-21)

Paulo expressa sua confiança na capacidade dos irmãos para admoestar uns aos outros, dizendo que eles demonstram:

(a) bondade

(b) conhecimento para isso (14).

O conhecimento não é o suficiente para admoestar alguém! Precisamos de conhecimento junto com um espírito de bondade, realmente querendo o melhor para a pessoa corrigida!

Paulo explicou o motivo de falar com ousadia. Ele não queria deixar nada impedir o trabalho de Deus entre os gentios (15-16). A correção é necessária, mas sempre deve ser aplicada com amor e com sentimento de bondade, querendo a edificação e mudança de vida de alguém.

4º Ponto - Como Deus agia entre os gentios (vs. 15-16).

Paulo se gloriou em Cristo nas coisas de Deus (17-21). Foi Cristo que trabalhou, por intermédio de Paulo, entre os gentios (18). O Espírito Santo confirmou a sua mensagem pelos milagres que Paulo realizou (19). Ele levou a palavra a lugares onde o nome de Cristo, anteriormente, foi desconhecido (20-21). Deus conta conosco pra levar este Evangelho aos pecadores e a todos que ainda não conhecem seu nome.


 
 
 

Kommentare


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
SOBRE NÓS

Núcleo de Formação Integral Cristão
Pr. José Horta


Departamento de Educação Bíblica Quadrangular  de MG
 

Igreja Do Evangelho Quadrangular

 

LOCALIZAÇÃO

(31) 9 9611-1798 - Pr. José Horta

 

Rua Geraldo Silva 195, Rio Branco 

Belo Horizonte/MG 

CEP 31.535-250

 

jchorta3@gmail.com

CONECTE-SE
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Google ícone social Places
  • YouTube Social  Icon

CENTRO DE FORMAÇÃO MINISTERIAL CRISTÃO (cefm)

bottom of page