A BATALHA DE FÉ
- PR. JOSÉ HORTA
- 1 de abr. de 2017
- 3 min de leitura

CARTA DE JUDAS Uma carta escrita contra a apostasia do seu tempo, merece a nossa atenção, visto que hoje o mundo está repleto de apostatas ansiosos para desviar o povo de Deus. Judas nos incentiva a fortalecer nossa fé em Cristo e a lutar contra os falsos ensinos que nos rodeiam, e também ajudar a todos a compreender mais plenamente quem é Deus. Pontos salientados por Judas: 1º Ponto – Entre os versículos 1 ao 4 ele fala sobre a batalha da fé
É provável que Judas seja irmão do próprio Jesus (veja Mateus 13:55), mas se descreve simplesmente como servo, algo que ele tem em comum com todos que são "chamados, amados...e guardados em Jesus Cristo" (1-2). Desejando escrever da salvação comum entre eles, Judas viu a necessidade de nos encorajar a batalhar "diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos" (3). Em quem você tem crido? Com tantas ações de engano que nos rodeiam neste tempo, devemos buscar a fortalecer nossa fé em Cristo. A "fé" de que Judas fala é a doutrina revelada por Cristo e seus apóstolos e profetas. Esta fé não é o simples acreditar, mas praticar tudo que Jesus ordenou. Viver uma vida pela fé significa acreditar e praticar os ensinos de Cristo sendo transformados a cada dia num cristão a estatura do padrão de Cristo. É se parecer com Ele a cada dia mais. Volto a te perguntar novamente: em quem realmente você tem crido? Se você crê verdadeiramente em Cristo isto será visto pelas pessoas ao seu redor através de sua transformação cristã e seus testemunho!!!
2º Ponto - Entre os versículos 5 ao 16 ele fala sobre a condenação daqueles que não andam na fé, os ímpios.
Deus nunca aceitou rebeldia contra sua autoridade: não de seu próprio povo escolhido (5), nem de anjos (6), nem de outros povos na terra (7). Judas avisa que aqueles que ensinam libertinagem são rebeldes, sem respeito pelo governo de Deus (8-9). Não compreendendo a graça do Senhor, agem feito animais (10), e seguem os mesmos caminhos de homens como Caim, Balaão, e Corá (11; veja Gênesis 4; Números 22-24; Números 16-17). Com imagens fortes Judas mostra que a aparência de homens como esses é só engano, e que Deus, desde muito, prepara juízo contra sua impiedade, sensualidade, arrogância e ganância (12-16). Temos visto este tipo de pessoa todos os dias, mas todos eles terão que se apresentarem a Deus um dia. 3º Ponto – Fechando sua carta entre os versículos 17 ao 25, ele nos ensina como nos defender contra falsos mestres.
Quatro atitudes são necessárias:
A) A luta para escapar do engano começa com o estudo da palavra revelada de Deus a nós, que tanto ensina o caminho reto como mostra o caráter dos enganadores (17-19). B) É necessário crescer na fé, estudando a palavra e orando ao Senhor com amor e com a forte esperança de alcançar a vida eterna (20-21). C) Depois dos cuidados pessoais, é também necessário ajudar outros a superarem suas dúvidas e fraquezas (22-23).
D)A verdadeira garantia da vitória é que Deus tem o poder e a vontade de salvar todos que buscam servi-lo honestamente e que com humildade se submetem à sua soberania eterna (24-25). Embora curta, no entanto, grandemente poderosa para fortalecer o povo de Deus, a carta, ou epístola de Judas, é de grande valia para todos os que amam a Palavra de Deus.
Comentários