UM SER SUPERIOR NO CÉU E NA TERRA
- PR. JOSE HORTA
- 2 de abr. de 2017
- 3 min de leitura

HEBREUS
Que bom estamos iniciando a leitura de um livro muito especial.
O livro de Hebreus é um daqueles livros bíblicos que nos levam a uma reflexão e também a uma decisão de acreditarmos fielmente num ser superior a todos que vieram nesta terra e também que vive no céu. Esta pessoa é Jesus Cristo.
Ao lermos este livro encontraremos a revelação da superioridade de Cristo sobre todos os seres tanto da terra como no céu.
Por que o autor trata deste assunto?
Por que tanto naquela época quanto no nosso tempo existem cristãos pensando em deixar seu relacionamento com Cristo para voltar a viver sob o domínio da Lei de Moisés, ou até mesmo ao domínio de seitas e religiões que adoram a seres terrenos ou celestiais.
Este livro é muito atual e pretende esclarecer que a graça, o sacrifício do Filho de Deus, atende todas as necessidades dos seres humanos de redenção.
Jesus é o Filho de Deus que veio pra suprir todas as necessidades dos homens. Não desmerecendo profetas, a lei, os anjos, os grandes servos de Deus e outras pessoas, Jesus é superior à todos eles. Ele cumpriu todos os requisitos necessários pra levar o homem de volta a Deus. É este livro que estudaremos a partir de agora!!!
HEBREUS 1
Neste primeiro capítulo encontraremos comparações de Jesus com alguns seres celestiais e terrenos.
Deus revelou a sua vontade por meio de mensageiros – anjos, pais, profetas – mas nos últimos dias, ele falou pelo Filho.
Esta revelação se faz necessária pois algumas pessoas daquela época valorizavam muito os sacrifícios realizados na lei para agradar a Deus e eles achavam que por causa destes sacrifícios a salvação era garantida. Outros por sua vez endeusavam profetas e os reconheciam como próprios intermediários diante de Deus. Outros, por sua vez, adoravam anjos como seres celestiais e enviados por Deus a eles.
Todos estes seres foram somente a sombra do verdadeiro salvador da humanidade, Jesus.
Não houve e nem haverá ninguém que possa ser maior que o próprio Filho de Deus. Sua superioridade esta acima do falar de um profeta. Seu sacrifício foi superior aos dedicados na lei, pois enquanto este sacrifício cobria o pecado humano, o sacrifício de Jesus retirou todo o domínio do pecado.
Nos céus, Cristo não é simplesmente um ser como os anjos, mas sim o Filho de Deus , que participou desde a fundação do mundo, de toda a criação do universo.
Jesus é apresentado como Rei que esta assentado a direita de Deus o pai ( v.3), Ele possui um trono ( v.8) e Ele reina com justiça (vs.8-9).
Com relação aos seres celestiais temos três fatos mostram sua divindade:
1. Ele merece adoração (1:6). Adoração pertence exclusivamente a Deus, como Jesus mesmo disse em Mateus 4:10.
2. Ele é chamado Deus (1:8). Este versículo introduz uma série de citações do Antigo Testamento que falam sobre Jesus: “mas acerca do Filho” . . . e . . . Ainda” (1:8-10). Na primeira, a palavra Deus é usada para falar de Jesus.
3. Ele é chamado Senhor
Com relação aos anjos: Jesus herdou um nome mais excelente (1:4). Deus nunca exaltou os anjos como ele fez com Jesus (1:5). Os anjos são ministros (servos) que adoram o Filho (1:6-7). Eles são espíritos ministradores enviados para servir aqueles que herdam a salvação (1:14) – as pessoas humanas que recebem a salvação em Cristo!
Hoje em dia vemos tantas pessoas adorando imagens, pessoas, e até mesmo seres espirituais. Neste livro veremos que ninguém esta acima do Filho de Deus. Jesus é superior a todos tanto no céu quanto na terra.
Comments