DESCANSANDO EM DEUS
- PR JOSE HORTA
- 5 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

HEBREUS 4 O livro de Hebreus, em seu capítulo 4 menciona a entrada no descanso de Deus para o crente tendo sua referência o sétimo dia:
"Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia." (Hb 4:3-4). A palavra “sábado” significa descanso.
O que o autor de Hebreus quer nos ensinar? O descanso mencionado aqui se materializa na pessoa de Cristo. Descansar pela fé no Senhor é crer que Ele tomou a direção das nossas vidas , e suprirá todas as nossas necessidades. Na prática descansar em Deus significa abrir mão das minhas vontades, desejos e mesmo das minhas escolhas. O apelo do autor é para que busquemos, “hoje”, abrir o coração para a graça soberana de Deus e assim entremos no descanso prometido. E quando traz o tema do sábado, ele o apresenta tão somente para resposta a uma pergunta: “como se entra no descanso pela fé?” E a resposta: “deve repousar como Deus repousou no sétimo dia, descansando de suas obras”. No mundo em que vivemos falar de descanso é para alguns privilégio pra poucos. Mas o descanso citado em Hebreus refere-se a colocar nossas ansiedades, nossa fé, nosso trabalho nas mãos do Senhor. O descanso em Deus no dia que se chama "hoje", exige a mesma atitude pedida a Israel : Descansar dos esforços humanos e confiar que Deus realiza a salvação daquele que crê nEle. O descanso mencionado não é o do sábado semanal, mas a posse da salvação pela fé, quando descansamos no poder de Deus que nos salva através de Jesus.
Assim, entendo que o descanso do sábado, o dia da semana, não conflita com o sábado referente ao do Evangelho: Ele, simplesmente, proclama o senhorio de Deus sobre nós e também a nossa submissão perante Ele. E até que o Céu a Terra passem, o sábado ainda é o memorial de nosso tempo edênico, no passado e no futuro, e por isso também tem sua relevância no presente, não como um dia semanal, mas para apontar e nos ensinar que devemos descansar nEle. O que te aflige neste momento? Medite nestes versículos e receba o descanso de Deus:
14 Portanto, fiquemos firmes na fé que anunciamos, pois temos um Grande Sacerdote poderoso, Jesus, o Filho de Deus, o qual entrou na própria presença de Deus.
15 O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou.
16 Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda. Deus te abençoe !!!
Comentarios