top of page

TEMOS LIVRE ACESSO A DEUS EM CRISTO JESUS

  • PR JOSE HORTA COMPILADO
  • 10 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

HEBREUS 9 O autor argumenta neste capítulo que Jesus proveu para nós a bênção do acesso direto a Deus, a mais cobiçada de todas as bênçãos. O Tabernáculo do Antigo Testamento, onde ministravam os sacerdotes levitas da Antiga Aliança, que, embora belíssimo e impressionante, não dava ao pecador acesso real a Deus. Contudo, isto é algo que Cristo, que ministra no próprio céu, concedeu ao pecador. Por isso, ele é sacerdote de um santuário ou tabernáculo superior. Veremos tudo isto em três divisões neste capítulo:

1ª Parte - No passado: o Tabernáculo terrestre com os seus objetos – acesso somente do Sumo Sacerdote

Nos versos 1-10, os leitores são lembrados de que no primeiro santuário e seus regulamentos de adoração, as pessoas não tinham acesso a Deus. Só uma pessoa podia entrar no Santo dos Santos, onde estava o trono de Deus, e apenas uma vez por ano. O problema era que os sacrifícios oferecidos naquele tabernáculo não podiam purificar a consciência do adorador.

2ª Parte - No presente: o Tabernáculo celestial – acesso total através de Cristo Os versos 11-14 afirmam, porém, que Jesus entrou uma vez por todas no santuário celestial e ofereceu um sacrifício perfeito que purifica nossas consciências. 3ª Parte - O que Jesus fez tanto para aqueles que estavam na Antiga Aliança quanto para os que estão na Nova Aliança Os versos 15-23 afirmam que esse sacrifício cumpriu dois propósitos. O primeiro foi nos redimir da transgressão cometida sob a primeira aliança e o segundo foi inaugurar a nova aliança com o Seu novo santuário, o celestial. 1. Olhando para traz: O que Cristo fez no passado – veio ao mundo – vv.15-23 – O Senhor Jesus veio ao mundo e morreu a morte necessária à salvação dos pecadores. Assim, ele realmente cumpriu tudo o que os tipos do Antigo Testamento falavam de forma figurada.

2. Olhado para cima: O que Cristo está fazendo agora – comparecendo no céu – vv.24-28a – Quando o Senhor Jesus Cristo morreu, carregou a plena penalidade do pecado que era devida pela humanidade pecadora. Cristo levou os pecados de todos. O Pai o aceitou completamente e, assim, Cristo está perpetuamente no céu. Ele, agora, nos representa diante do Pai. 3. Olhando para frente: O que Cristo fará no futuro – aparecerá do céu e descerá à terra – v.28b – Desta vez ele não virá tratar do pecado, já o fez em sua primeira vinda. Não virá salvar pecadores, mas juntar todos os pecadores que foram salvos pelo derramamento de seu sangue.

Conclusão

A Nova Aliança não somente nos dá acesso agora a Deus, como também um lar eterno em sua glória celeste! É ali que nosso Redentor crucificado está neste momento e sua presença ali assegura nossa aceitação. Onde ele está, estaremos também.

Que o rosto de Deus brilhe sobre você hoje!


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
SOBRE NÓS

Núcleo de Formação Integral Cristão
Pr. José Horta


Departamento de Educação Bíblica Quadrangular  de MG
 

Igreja Do Evangelho Quadrangular

 

LOCALIZAÇÃO

(31) 9 9611-1798 - Pr. José Horta

 

Rua Geraldo Silva 195, Rio Branco 

Belo Horizonte/MG 

CEP 31.535-250

 

jchorta3@gmail.com

CONECTE-SE
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Google ícone social Places
  • YouTube Social  Icon

CENTRO DE FORMAÇÃO MINISTERIAL CRISTÃO (cefm)

bottom of page