CARTA DE PAULO AOS GÁLATAS
- PR JOSE HORTA
- 17 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

Quem são os "GÁLATAS"?
O nome “Gálatas” vem dos gauleses, originários da Gália, que emigraram da Europa e ocuparam uma região da Ásia Menor (atual Turquia), no século II a.C. Trata-se, portanto, de uma região, e não de uma cidade.
Paulo enviou esta carta para as igrejas na província da Galácia, uma área que incluía as cidades de Antioquia, Icônio, Listra e Derbe.
Tema da carta: Salvação pela Graça mediante a Fé
Todas as cartas de Paulo foram escritas para lidar com problemas específicos, mas no caso de Gálatas, a situação era particularmente urgente.
📌A crise era tão grande que Paulo começa a carta, não com o tipo de agradecimento que ele normalmente utilizava, mas com uma expressão de espanto, de que as igrejas da Galácia estavam sendo persuadidas por alguns professores a seguir um falso evangelho (1:6).
📌Estes professores argumentavam que os cristãos gentios, se quisessem compartilhar a bênção de Abraão, deviam ser circuncidados e submeter-se a Lei do Antigo Testamento.
📌Pelo fato de que esta exigência contrariava a mensagem que Paulo pregou, os falsos mestres também alegavam que Paulo não tinha autoridade adequada.
Dentro desta carta veremos claramente a defesa de Paulo com relação ao puro Evangelho de Cristo. Ele combaterá todos os ensinamentos humanos e nos apresentará a Verdade do Evangelho.
Veremos nitidamente alguns contrastes entre:
Carne x Espírito Obras da lei x Fé Promessa de bênção x Maldição Herança da Liberdade x Escravidão, Pecado x Justificação Morte x Vida Escrava Hagar x a mulher livre [Sara] Jerusalém terrena x a Jerusalém celestial Ismael x Isaque Perseguidor x Perseguido Lançado fora x Ser herdeiro Debaixo da Lei x Ser conduzido pelo Espírito Obras da Lei x Frutos do Espírito
Ao começarmos a ler esta carta veremos todas estas questões sendo apresentadas em apenas 06 capítulos.
Temas muito atuais, que nos ajudarão a entender como viver o Evangelho nos nossos dias.
コメント