SABEDORIA HUMANA OU CELESTIAL?
- PR JOSÉ HORTA
- 2 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

1ª CORÍNTIOS 2 Os coríntios exaltavam a sabedoria humana conforme vimos no capítulo 1. No capítulo 2, Paulo mostra que Deus se revela somente através do Espírito, portanto, a sabedoria dos homens não pode chegar a conhecer Deus nem a aprender sua vontade. A palavra sabedoria significa a capacidade de identificar as falhas, tanto próprias quanto de outros, buscando corrigi-las. Aí que tá: Como um homem pecador desde sua origem no Éden, pode por si próprio dizer que é sábio, mas não consegue parar de errar? Ele em sua sabedoria humana não consegue corrigir nem a si mesmo!!!
Como Deus revela a sua sabedoria a nós? Entre os versículos 1 ao 5 vemos que Deus escolheu uma mensagem simples que Paulo proclamou de modo direto. Ele não mostrou eloqüência retórica, mas simplesmente declarou Cristo e sua crucificação com o objetivo de salvar todos aqueles que recebessem Cristo como seu único e suficiente salvador.
Nos versículos 6 ao 13 vemos que a verdadeira sabedoria de Deus resume-se em conhecer e receber a salvação de Deus através de Cristo. Então podemos dizer que a sabedoria divina é entender o plano de salvação. Esta sabedoria, contudo, continua desconhecida pelos "sábios deste mundo". Desde que a sabedoria de Deus não pode ser descoberta pelo raciocínio humano, nenhum homem pode jamais chegar a entender a vontade de Deus pelo seu próprio entendimento ou sua pesquisa. Quem revela a vontade de Deus a nós? Ninguém pode saber o que estou pensando a menos que eu lhe diga. Do mesmo modo, ninguém pode conhecer a mente de Deus fora da revelação que Deus fez aos seus através do Espírito. Assim, podemos chegar a saber a vontade de Deus revelada pelo Espírito quando lemos o que os apóstolos e os profetas escreveram, e também quando O buscamos através do Espírito Santo. Ler e estudar é importante , mas é necessário buscarmos a iluminação do Espírito Santo para nos tornarmos conhecedores da plenitude dos planos de Deus para cada um de nós
Qual é a diferença entre a sabedoria do homem "natural" e a do homem espiritual?
Entre os versículos 14 ao 16, vemos Paulo responder esta pergunta. O homem "natural" é o que não aceita a revelação de Deus, a Bíblia. Seu horizonte é limitado pelas coisas da vida, pelo aquilo que vê, estuda e entende. Ele não pode conhecer Deus porque é somente através da palavra de Deus que uma pessoa pode chegar a entender qual é sua vontade. O homem "espiritual" ouve as Escrituras e confia no que Deus revelou. Enquanto as pessoas mundanas consideram tolo o homem "espiritual", isso não importa; afinal, foram os sábios deste mundo que crucificaram o próprio Senhor da glória (2:8).
A revelação direta de Deus pelos sentidos e pela vontade humana é impossível de ser descoberta. Por isto muitos ainda não conhecem o verdadeiro Deus. Nunca entenderemos a Deus pela lógica humana, mas sim pela revelação do Espírito Santo.
Comments