LEITE OU ALIMENTO SÓLIDO: O QUE AGUENTAMOS COMER?
- PR JOSÉ HORTA
- 3 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

1ª CORÍNTIOS 3 Nos capítulos anteriores vemos Paulo repreender os irmãos da Igreja de Corinto por dois motivos:
Seguirem homens ao invés de Cristo;
Por exaltarem a sabedoria humana.
Neste capítulo nos versículos 1-4 e 18-20 ele ressalta os motivos deles agirem assim: A imaturidade e a carnalidade deles era revelada através da maneira que lidavam uns com os outros. Eram cheios de ciúmes, e isto provocava discórdias, gerando também competição e escolha de pregadores e ensinamentos. Os irmãos competiam entre si tentando mostrar que eram superiores ao outro. Quantas pessoas vemos assim em nossos dias? Ás vezes este tipo de cristão “bebê” na fé, quer ensinar os outros aquilo que ele mesmo não aprendeu. Por isto, vemos tantas igrejas sendo abertas debaixo de rebeldia. Tantos desviados, tanto trabalho feito, mas debaixo de muita frustação. O maior fundamento da fé cristã resume-se em dois mandamentos: Amar a Deus e aos irmãos. Se não conseguirmos praticá-los tudo se transformará em brigas, discórdias, partidarismo e acima de tudo um alimento para nosso “Ego”. Paulo repreende os irmãos e cita ensinamentos (3:5-9, 21-23) para correção destes desvios: Paulo enfatiza a posição inferior dos pregadores do Evangelho diante de Cristo. Eles eram meros servidores (plantadores da obra) de Deus, mas era Cristo que daria o crescimento e recompensaria a todos de acordo com seu trabalho. E é assim que deve ser. Todos nós devemos ser honrados naquilo que fazemos na obra do Senhor, mas nunca podemos esquecer que teremos sempre o trabalho de plantar e cuidar, mas o crescimento só quem pode dar é Cristo. A glória é dEle, não nossa!!! Vemos também neste capítulo o apostolo relatar sobre o grande trabalho que é a obra de Deus, o Seu Edifício (3:10-17).
Ele a compara como um Edifício que possuiu três momentos de advertência para aqueles que estão a construí-lo: 1º Momento: Qual o tipo de fundação o edifício deve possuir? O Edifício de Deus, que é composto de todos aqueles que convertem, deve estar fundamentado na Pessoa de Cristo. Cristo é o sustento de tudo que refere-se a Igreja. Ele é o padrão de comportamento, de dedicação, de entrega, de espiritualidade e de tudo que devemos seguir. Quando pegamos Cristo como o modelo a ser imitado, fundamentamos nossa fé em algo sólido que vence toda sabedoria humana. 2º Momento: Depois da fundação, que tipo de material estará sendo construído o Edifício de Deus? O material somos nós. Alguns de nós são duráveis como ouro, prata e pedras preciosas; outros são altamente inflamáveis como madeira, feno e palha. No fogo (isto é, no tempo da tribulação e da tentação) a nossa qualidade se manifestará. Que tipo de material vc está sendo? 3º Momento: Os opositores da construção
É uma pena, mas existem pessoas que querem ser parte do Edifício, mas não aceitam o fundamento que é Cristo, e transformam-se em destruidores da obra de Deus. Através do falso ensinamento lançam divisão no meio do povo de Deus. O Todo Poderoso os julgarão severamente no Grande Dia. Devemos refletir: Será que estamos ajudando o Senhor a construir seu Edifício ou estamos destruindo Sua Casa através da nossa imaturidade?
Comments