top of page

RUMO À COROA DA VIDA

  • PR JOSÉ HORTA COMPILADO
  • 9 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

1ª CORÍNTIOS 9 Neste capítulo o apóstolo Paulo traz uma autodefesa de seu apostolado e também uma palavra de incentivo aos Coríntios para permanecerem com todo esforço e disciplina à caminharem diante da vontade de Deus.

1) Reconhecimento e Autodefesa de seu apostolado Paulo e Barnabé eram os únicos, provavelmente, que pregaram o evangelho e trabalharam para o seu próprio sustento, embora não todo o ministério. Os que não concordavam com o ministério de Paulo estavam sendo injustos colocando uma carga sobre ele que o próprio Deus não aprovava. A Igreja de Corinto julgou mal ao pensar que Paulo e Barnabé deveriam ter uma vida diferente dos demais pregadores. É verdade que alguns pastores trabalham para completar o seu sustento, mas a Igreja podendo suprir ao pastor só tem a ganhar em qualidade de mensagens e ministério (v.3-6).

Paulo oferece diversos exemplos da vida cotidiana da Igreja de Corinto, que mostram que não é nenhum absurdo a Igreja sustentar o seu pastor ou alguém que tem o chamado de cuidar integralmente da Igreja (v.7-12).

A) O soldado não deveria comprar as roupas, armas e munição, pois o Exército supre.

B) O vinhateiro deve ter o direito de alguns cachos de uva.

C) O peão da fazenda pode aproveitar um pouco do leite que ele tira das vacas. Paulo observou como ele tinha renunciado aos seus "direitos" a favor do evangelho. Ele tinha pleno direito de receber sustento financeiro pela sua pregação, mas se recusava a receber isso deles. Uma vez que ele tinha renunciado ao seu direito de exigir um salário para aliviar a carga deles, certamente eles poderiam renunciar a alguma carne por amor à alma de um irmão fraco. Mais ainda, Paulo renunciou ao seu direito de ser ele mesmo, tornando-se todas as coisas para todos os homens, a fim de que ele pudesse ser mais eficiente no ganhá-los para Cristo.

O exemplo de Paulo mostra que nenhuma quantidade de sacrifício próprio é demais. Os coríntios, portanto, deveriam deixar de comer a carne sacrificada aos ídolos por amor aos seus irmãos. 2) A perseverança e disciplina na vida Cristã A ilustração que Paulo usa em primeiro lugar é a de um atleta de corrida. Este atleta se domina em tudo (alimentação, sono, preocupações, negócios, exercícios físicos, etc). Tudo isto para ganhar a coroa do Imperador. ( v.13) Paulo incentiva o crente a batalhar na vida cristã como um corredor ambiciona vencer a corrida. Há toda a possibilidade de perder. Na vida cristã, há toda a certeza de vitória, mas também há certeza de derrota se não correr segundo as regras. Os atletas olímpicos são esforçados, disciplinados e concentrados. Eles forçam seus músculos até o limite e renunciam a prazeres normais em sua busca por uma coroa corruptível, a qual era, naquela época. Não devem os cristãos serem mais esforçados, disciplinados e concentrados em sua busca pela coroa incorruptível no céu? Devemos deixar Deus sondar os nossos corações e ver se há algum caminho mal para que Ele mesmo corrija e nos guie ao caminho correto. Que a nossa motivação seja servir ao Senhor com todas as nossas forças para alcançarmos a coroa da vida juntamente com Deus


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
SOBRE NÓS

Núcleo de Formação Integral Cristão
Pr. José Horta


Departamento de Educação Bíblica Quadrangular  de MG
 

Igreja Do Evangelho Quadrangular

 

LOCALIZAÇÃO

(31) 9 9611-1798 - Pr. José Horta

 

Rua Geraldo Silva 195, Rio Branco 

Belo Horizonte/MG 

CEP 31.535-250

 

jchorta3@gmail.com

CONECTE-SE
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Google ícone social Places
  • YouTube Social  Icon

CENTRO DE FORMAÇÃO MINISTERIAL CRISTÃO (cefm)

bottom of page