ALÉM DO DESERTO!!!
- PR JOSÉ HORTA
- 10 de mai. de 2017
- 3 min de leitura

1ª CORINTIOS 10 Paulo inicia este capítulo nos mostrando, através do exemplo do povo de Israel no deserto, como um cristão pode passar por toda sua vida achando que esta servindo a Deus, mas não ser salvo. Ele compara alguns dos israelitas que entraram no deserto, viram todas as manifestações e milagres de Deus e morreram ali sem chegar à terra prometida. Eu te pergunto como isto pode acontecer? Segundo Paulo sim. Pois isto aconteceu com mais de vinte e três mil israelitas que morreram num só dia devido a idolatria e a imoralidade. O povo de Israel estava escravo no Egito. Deus levanta um homem, Moisés, para livrar o povo da escravidão e levá-los a caminho de uma terra que Ele havia prometido , Canaã. Uma nuvem guiava o povo constantemente, os livrava do calor durante o dia e era coluna de fogo à noite, aquecendo o povo do frio do deserto. Tudo isto simbolizava o que nos acontece hoje. Nós éramos escravos do pecado neste mundo, Cristo veio e nos libertou do poder do pecado, e hoje nós estamos caminhando rumo a Canaã Celestial, o Céu; O mar, outra tipologia, marcou a fronteira para a libertação, tal como a nossa decisão ao aceitar a Cristo marca o início da nossa nova vida. Foi no mar que Faraó e seu exército foram destruídos pelo poder de Deus e o povo passou em seco. Precisamos romper com o mundo (mar) para vivermos nossa libertação total em Cristo.
Paulo diz que o povo de Israel foi batizado na nuvem e pelo deserto: a nuvem protegia o povo do calor e do frio tal como o Espírito Santo nos protege hoje, nos aquecendo e refrigerando nossa alma nos momentos em que precisamos. Quando recebemos Jesus também recebemos o maná, que é a Palavra como provisão e alimento para a caminhada e essa Palavra vai nos fortalecendo; A água que flui da rocha que é Cristo, que nos liberta da escravidão do pecado, nos mostrando o caminho que precisamos trilhar.
Agora você pode estar se perguntando: E agora? Já passei por tudo isso, estou pronto?
Não. Isso é só o começo não é o fim.
Em 1ª Coríntios 10:5 diz que o povo de Israel passou por tudo isto, mas não agradaram a Deus através de suas atitudes. Observe que desde a libertação até a suas manifestações no deserto foi Deus que realizou tudo, o povo tinha que fazer sua parte , e é isto que Paulo fala: Eles não agradaram a Deus! Como podemos agradar a Deus então? 1º Adorando a Deus e rejeitando os ídolos deste mundo ( pessoas, dinheiro, posição social, etc...) (v.7) 2º Fugindo da imoralidade sexual tão presente no nosso século ( v.8) 3º Não murmurando, pois o cristão verdadeiro entende que o deserto não é uma tribulação, mas sim um tempo de provação que vem pra que ´possamos ser aprovados por Deus para aprendermos servi-lo melhor. 4º Dando testemunho em tudo. Suportando a fraqueza do irmão.
Como diz os versículos: 31 Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 32 Vivam de tal maneira que não prejudiquem os judeus, nem os não-judeus, nem a Igreja de Deus. 33 Façam como eu. Procuro agradar a todos em tudo o que faço, não pensando no meu próprio bem, mas no bem de todos, a fim de que eles possam ser salvos. Cuide-se, pois não basta sermos libertos do pecado, vivermos uma vida no deserto vendo as grandes maravilhas de Deus e no final de tudo não fazermos nossa parte, que é vivermos uma vida dedicada a Ele. Não podemos ser simples expectadores diante do Reino maravilhoso do Senhor, temos que renunciar nossas vontades e realizar a vontade de Deus em nós e também nos outros. Continuemos firmes em direção a Canaã Celestial!!! Não morramos no deserto depois termos visto tantos milagres realizados por Deus.
Comments