UNIDOS COM CRISTO TESTEMUNHANDO NOSSA NOVA VIDA!
- PR JOSÉ HORTA COMPILADO
- 11 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

1ª CORINTIOS 11
Este capítulo traz dois ensinamentos básicos pra Igreja de Corinto e consequentemente pra nós com relação a ordem dentro dos cultos e nos nossos lares: 1º) A ordem Hierárquica de autoridade de Deus na Igreja e no lar (11:2-16) Deus é o cabeça de Cristo, que é o cabeça do homem, que é o cabeça da mulher. Deus, o Criador, tem direito a determinar nossos papéis e devemos respeitar a hierarquia que ele estabeleceu. Paulo ensinou os homens a não cobrirem as suas cabeças quando oravam ou profetizavam e as mulheres a usarem véus quando oravam e profetizavam. Porque a exigência que as mulheres cobrissem a cabeça?
A compreensão do versículo 6 não passa pela interpretação da questão de que a mulher não podia fazer nada na Igreja ou mesmo profetizasse e anunciassem a palavra de Deus.
Paulo baseou sua orientação no fato de que as prostitutas de Corinto apresentavam com a cabeça descoberta e os cabelos soltos, transmitindo uma sexualidade declarada. Tais prostitutas sagradas faziam parte dos cultos da fertilidade nos santuários pagãos. Nestas cerimônias estava incluído o contato masculino com as prostitutas sagradas, como forma ritual em adoração a deusa Diana ou Afrodite.
Para evitar esta semelhança com as prostitutas sagradas dos cultos pagãos as mulheres, Paulo solicita que as irmãs usem roupas recatadas e cubram a cabeça. Evitando mal entendidos e buscando a harmonia na Igreja de Corinto.
Aquela instrução foi para combater um costume daquela época, hoje em dia devemos perceber a essência do ensinamento de Paulo. Tanto mulheres como homens de Deus devem a cada dia diferenciar-se do mundo em tudo: no seu vestir, no modo de falar, nas suas atitudes e decisões. Devemos dar testemunho.
2º) A Ceia do Senhor (11:17-34) Os coríntios estavam abusando da ceia do Senhor. As divisões entre eles os levavam a não esperar para partilhar juntos, mas cada um comia o seu próprio alimento logo que possível, nada deixando para os outros. O ambiente era irreverente, e os pobres estavam sendo excluídos. Paulo deu diversas ordens específicas para corrigir a situação.
A) Primeiro de tudo, a ceia do Senhor não era para ser transformada numa refeição comum. As refeições deveriam ser tomadas em casa, mas a ceia do Senhor era uma recordação solene da morte de Cristo. B) Segundo, ele ordenou que a ceia fosse observada reverentemente meditando na crucificação e relembrando o o valoroso sacrifício que Cristo passou por nós. Ele advertiu que aqueles que participassem sem uma séria reflexão seriam culpados do próprio corpo e sangue do Senhor. De fato, alguns já tinham sido castigados pelo Senhor porque não estavam participando corretamente. C) Finalmente, Paulo lhes disse para esperar uns pelos outros antes de começar a tomar a ceia do Senhor. Desse modo todos eles poderiam juntamente comer e recordar do Senhor. A Santa Ceia é uma cerimônia de cunho espiritual, não pode ser realizada de qualquer forma. Ela tem como primazia nos levar a comunhão não somente com Cristo, mas também com toda a Sua Igreja, não podemos tomar a Ceia do Senhor sozinhos. Se temos qualquer diferença com alguém precisamos reatar nosso laço de amor com tal pessoa.
Comments