top of page

NINGUÉM É TÃO POBRE QUE NÃO POSSA DOAR

  • PR JOSÉ HORTA
  • 25 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

2ª CORÍNTIOS 8 Este capítulo trata da generosidade na vida de um cristão. Paulo terminou de defender seu ministério e após confirmar os crentes de Corinto, ele os desafia a contribuir para um fundo de ajuda aos crentes pobres de Jerusalém (ver 1Co 16:1-4; Rm 15:22-23). A Igreja de Corinto por se situar numa cidade próspera, onde havia um porto marítimo que escoava todo o comércio de várias cidades da Europa atual, tinha uma condição de vida bem melhor do que às outras igrejas. Corinto era um cidade onde desembarcava muitas pessoas de vários lugares do mundo daquela época, e com isto seus moradores eram principalmente comerciantes e mercadores que vendiam de tudo.

Já nas igrejas de Jerusalém e aos arredores, os irmãos estavam passando até fome.

Paulo faz um apelo aos irmãos de Corinto pra enviarem ofertas pra ajudarem a Igreja de Jerusalém. Paulo elogia os coríntios pela sua fé cheia do Espírito Santo, pelo seu testemunho, conhecimento, dedicação total e amor. Ao invés de ordenar, ele procura incentivar a boa vontade deles para ajudar. Ele lhes fala que, na verdade, as contribuições aos necessitados estão muito aquém do infinito sacrifício de Jesus Cristo, “que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.”


Um dado interessante, é que Paulo cita as Igrejas localizadas na Macedônia que era bem mais pobres que os irmãos de Corinto, mas que mesmo tendo tão pouco estavam empenhados a ofertar e ajudar os irmãos de Jerusalém. ​ Hoje em dia vemos isto acontecer muito, tanto nas Igrejas quanto no mundo: pessoas que não tem muito dinheiro ou posses normalmente tem sido as primeiras a se condoer com a situação daquele que precisa. Vemos pessoas simples, que ganham pouco, sendo as primeiras a doarem alimentos., roupas e até dinheiro. Por outro lado, podemos nos entristecer, pois vemos pessoas ricas que poderiam ajudar e não se empenham. Apesar das desigualdades sociais, econômicas, e muitas outras que possam existir no mundo, como cristãos, temos a responsabilidade de lutar pelo ideal original de Deus de igualdade em tudo. Quando ofertamos ou doamos, algo que Deus nos deu primeiro, devemos fazer com que o nome do Senhor seja glorificado!!! Lembremo-nos que estamos neste mundo como administradores de tudo que Deus nos concedeu, não somos dono de nada, tudo é do Senhor. Paulo não esperava que ninguém doasse acima das suas condições ou ficassem sobrecarregados enquanto outros são aliviados. Ele procurava igualdade entre eles. Que fossem ricos ou pobres, mas que não houvesse a necessidade de alguém passar fome enquanto outros vivam em abundância. Que tenhamos um coração generoso como os crentes da Macedônia! Reflita nesta frase: "NINGUÉM É TÃO POBRE QUE NÃO POSSA DOAR, NEM TÃO RICO QUE NÃO POSSA RECEBER!!!" (Alvaro Granha Loregian)


Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
SOBRE NÓS

Núcleo de Formação Integral Cristão
Pr. José Horta


Departamento de Educação Bíblica Quadrangular  de MG
 

Igreja Do Evangelho Quadrangular

 

LOCALIZAÇÃO

(31) 9 9611-1798 - Pr. José Horta

 

Rua Geraldo Silva 195, Rio Branco 

Belo Horizonte/MG 

CEP 31.535-250

 

jchorta3@gmail.com

CONECTE-SE
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Google ícone social Places
  • YouTube Social  Icon

CENTRO DE FORMAÇÃO MINISTERIAL CRISTÃO (cefm)

bottom of page