top of page

COMO VEREMOS CRISTO: GLORIFICADO OU COMO JUIZ?

  • PR JOSÉ HORTA
  • 5 de jun. de 2017
  • 3 min de leitura

APOCALIPSE 1 Neste primeiro capítulo João destaca: A) A revelação que Jesus lhe deu; B) A incumbência que recebeu de transmitir às sete Igrejas toda a revelação da volta de Cristo e dos acontecimentos dos finais dos tempos. C) A visão do Cristo glorificado com cada característica descrevendo o caráter de Cristo. Simbolismos e seus significados: A) Sete candelabros de ouro e as sete estrelas: Cada um simboliza a Igreja perfeita, a Igreja de Cristo, não a igreja terrena. O número sete a perfeição, o candelabro a Igreja coma missão de iluminar o mundo e o ouro a purificação total que ela deve possuir em Cristo. B) …e entre os candelabros alguém “semelhante a um filho de homem”. Filho do Homem é Cristo no meio da Sua Igreja. Ele se fez homem pra não ser mais simplesmente único filho de Deus, mas para ser nosso irmão e o primogênito de Deus. C) Vestes até os pés: Vestes longas eram comuns aos reis e aos superiores da corte. A roupa de Jesus era um sinal da sua majestade. Da sua real condição no momento em que João o viu – Rei dos Reis. D) Cinto de Ouro: Nos tempos de João o cinto era utilizado como um acessório para prender a veste do trabalhador na hora que ele iria trabalhar. O fato de ser um cinto de ouro reforçar a realeza de Jesus, mas a ideia central é mostrar que Jesus, sendo o Rei dos Reis, estava pronto para o trabalho que Deus colocará em suas mãos nos últimos dias.

E) Cabeça e cabelos brancos como a lã: eram um sinal de sabedoria e experiência.

F) Olhos de Fogo: Em Daniel 10.6 os olhos de fogo são um sinal de que a mensagem que foi trazida é de julgamento por tudo aquilo que tem sido visto na humanidade. Na carta a Tiatira, Jesus se apresenta como aquele que tem olhos de fogo, e o conteúdo da carta traz juízo sobre aquela Igreja.

G) Pés como o bronze reluzente: O bronze reluzente era um estado em que o bronze estava encandecido pelo calor da fornalha. Os Pés são uma metáfora para os caminhos que trilhamos na vida (Salmo 119.115). Sendo assim, essa visão representa que não somente seus olhos serão de julgamento, mas os seus passos sobre virão no sentido de julgar e destruir o mal que está sobre a Terra.

H) Voz de muitas águas: Jesus não fala como um homem qualquer, mas sua voz é também a voz de Deus, e suas palavras são tão poderosas quanto as do Pai.

I) As sete estrelas na mão direita. Em Apocalipse 1.20 está dito que as sete estrelas são os anjos das sete Igrejas. A palavra anjo pode também significar o portador da mensagem. Acredita-se que João utilizou a expressão para se referir aos pastores das Igrejas que foram direcionadas as sete cartas. Esses pastores estão na mão direita de Deus, uma expressão de benção, cuidado e suporte.

J) A espada afiada de dois gumes. O termo utilizado para se referir a espada aqui é Sicar. Era um tipo de espada utilizada pelos trácios e que era curvada e afiada com dois gumes. Era uma espada de luta, mas também era utilizada para julgamento. Essa espada afiada que sai da boca de Jesus é a sentença do julgamento divino que virá sobre as Igrejas e sobre a Terra.

K) Face como Sol: demonstra sua intima relação com o Pai. A visão da aparência de Jesus é um rico simbolismo sobre a natureza da sua segunda vinda a Terra. Ele vem executar um novo trabalho, e não tem nada a ver com a pregação da Graça e da Salvação. Sua vinda ocorrerá para julgar a terra, e ele começará o julgamento pela Igreja. Ele virá como o Filho do Homem, o ser celestial glorioso que está pronto para executar seu trabalho de juízo sobre o mundo ímpio e sobre a Igreja desviada.

Diante de tão gloriosa aparência e de tamanha riqueza de mensagem, João cai desacordado diante desse poder. O medo diante de tão terrível mensagem toma conta dele. Mas Jesus diz: não tenha medo!

Infelizmente os últimos dias serão, para muitos, dias de medo e horror. Mas para os que permaneceram firmes na fé e não abriram mão de testemunhar isso, os últimos dias serão de alegria pois Jesus acabara com a morte e o inferno, e a vida eterna se confirmará sobre todos os que caminham com Deus. As perguntas que devemos fazer são: onde eu estou no meio disso tudo? Um dia estarei entre os que se alegrarão ou entre os que lamentarão?


Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • YouTube Social  Icon
  • Google+ Basic Square
SOBRE NÓS

Núcleo de Formação Integral Cristão
Pr. José Horta


Departamento de Educação Bíblica Quadrangular  de MG
 

Igreja Do Evangelho Quadrangular

 

LOCALIZAÇÃO

(31) 9 9611-1798 - Pr. José Horta

 

Rua Geraldo Silva 195, Rio Branco 

Belo Horizonte/MG 

CEP 31.535-250

 

jchorta3@gmail.com

CONECTE-SE
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Google ícone social Places
  • YouTube Social  Icon

CENTRO DE FORMAÇÃO MINISTERIAL CRISTÃO (cefm)

bottom of page