APOCALIPSE 6 - INÍCIO DA TRIBULAÇÃO - ABERTURA DOS SELOS
- PR JOSÉ HORTA
- 11 de jun. de 2017
- 4 min de leitura

APOCALIPSE 6 No capítulo 5 do Apocalipse, João descreve a cena em que Jesus toma o livro selado da mão de Deus. Neste capítulo, vamos vê-Lo abrir os selos, um por um.
O capítulo 6 trata dos seis primeiros selos, o sétimo será explorado no capítulo 8 de Apocalipse. Ao invés de palavras ditadas por Jesus, João agora visualiza cenas. Assim, como em outros capítulos, a simbologia é bastante utilizada. O propósito do cumprimento das profecias é fortalecer nossa fé.
Na terra inicia-se o período da tribulação para aqueles que não subiram no arrebatamento, período este de 7 anos, compreendido entre o capítulo 6 ao 19, onde o anticristo, o falso profeta tomarão o domínio do mundo, e Deus trará seus juízos através dos selos, trombetas e taças.
Enquanto isto, no céu a Igreja arrebatada passará pelo Tribunal de Cristo pra receber os galardões e recompensas, e passará pelas Bodas do Cordeiro , uma festa registrada no capítulo 19. Os quatro cavalos e suas diferentes cores – conforme descrito nos quatro primeiros selos são o marco de início da tribulação na terra. Apocalipse 6:1: “Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos, e ouvi um dos quatro seres viventes dizer, como se fosse voz de trovão: Vem!”
2: “Olhei, e vi um cavalo branco. O seu cavaleiro tinha um arco, e foi-lhe dada uma coroa, e ele saiu vencendo, e para vencer.” O cavalo branco aqui não é Cristo, mas o próprio Anticristo, que partirá pra dominar todo o mundo. Não confunda sua cor branca com a pureza e a santidade de Cristo, pois ele virá assim pra enganar toda a humanidade que ficou na terra, fingindo ser o Cristo. Ele enganará a muitos por isto. O verdadeiro Cristo só voltará novamente no capítulo 19 e na sua coxa estará escrito "Reis dos reis e Senhor dos senhores". 3: “Quando o Cordeiro abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizer: Vem!”
4 “Então saiu outro cavalo, vermelho. Ao seu cavaleiro foi dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros. Também lhe foi dada uma grande espada.” O segundo cavalo com o seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra, e isto, com as palavras matar e espada, indica um tempo de guerra. Apocalipse 6:5: “Quando o Cordeiro abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizer: Vem! Olhei, e vi um cavalo preto. O seu cavaleiro tinha uma balança na mão.”
6: “E ouvi uma como que voz no meio dos quatro seres viventes, que dizia: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário, e não danifiques o azeite e o vinho.” O terceiro cavalo com o seu cavaleiro certamente representa falta de alimento, embora não propriamente uma fome. (A moeda romana denarius, era equivalente ao salário de um dia de serviço. Uma medida de trigo ou cevada era a média da porção diária dos trabalhadores.)
Apocalipse 6:7: “Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente, que dizia: Vem!” 8: “Olhei, e vi um cavalo amarelo. O seu cavaleiro chamava-se Morte, e o Inferno o seguia. Foi-lhes dado poder sobre a quarta parte da terra para matar com a espada, com a fome, com a peste e com as feras da terra.”
O quarto cavalo com o seu cavaleiro, mais terrível do que qualquer um dos outros, leva o nome de Morte. A eles foi dada autoridade sobre um quarto da terra,para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra. Apocalipse 6:9: “Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram.”
10: “E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Soberano, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?”
11: “E foram dadas a cada um deles compridas vestes brancas, e foi-lhes dito que repousassem ainda por pouco tempo, até que se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos, como também eles foram.” No período da grande tribulação haverá pessoas que verão à ação do Anticristo (cavalo branco) e terão seus olhos abertos, e verão que Cristo voltou e levou sua Igreja e eles ficaram. Estas pessoas se levantarão contra o Anticristo e o falso profeta e serão mortas pela grande perseguição que sofrerão. Elas morreram crendo em Cristo, mesmo na tribulação, mas elas terão que esperar até que terminem a grande Tribulação para serem ressuscitadas pra reinarem com Cristo. Haverá salvação na Tribulação, mas esta salvação se dará com todo sacrifício pessoal de quem pretende ser salvo, eles terão que dar sua vida e derramar seu sangue pra conquistá-la Apocalipse 6:12: “Olhei enquanto ele abria o sexto selo. Houve um grande terremoto. O sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue.”
13: “As estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira, sacudida por um vento forte, deixa cair os seus figos verdes.”
14: “O céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola, e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.”
15: “Os reis da terra, os grandes, os chefes militares, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes,”
16: “e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro!”
17: “Pois é vindo o grande dia da ira deles, e quem poderá subsistir?” A terra e seus habitante sofrerão todas as formas juízos provindas de Deus. Eles tiveram a todas as chances de aceitar a Cristo antes da Sua volta, mas ao invés disto disseram a Ele não. Agora o Anticristo esta no domínio total de toda a Terra e a Ira de Deus esta recaindo, com toda justiça, nos ímpios e nas hostes malignas ( Anticristo, o falso profeta e nos seus seguidores). Isto é só o ínicio... Aonde você vai estar nestes tempos? A decisão temos que tomar é agora em vida!!! Depois não terá mais volta e nem mais chance...
Comentarios